Revisando a rede elétrica - 1 : informações básicas.

 

    Esta semana na casa da minha mãe e ouvi ela comentando a bagunça que esta os diferentes modelos de tomadas, então decidi fazer esse poste para auxiliar e explicar a situação elétrica do pais, não vou expressar opiniões aqui hoje, falarei apenas de partes técnicas e darei algumas dicas.
de acordo com o IPT - Instituto de pesquisa Tecnológico, somente 5% das residencias brasileiras estão em dia com a rede elétrica de suas casas,esse é o principal causador de incêndios acidentais do pais, lembrando também que é preciso mão de obra especializada de engenheiro elétrico, técnico ou tecnólogo em eletricidade, para a regularização e todos os acertos necessário da sua residencia, estamos falando de algo muito serio, o que poem em risco a vida de sua família, afinal, "o barato sai caro", vale a pena gastar um pouco com mais par dormir melhor, com tantas coisas para nos preocupar, não vamos perder a cabeça por isso.





   A Resolução No. 11 do Conmetro – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – anunciada em dezembro de 2006, ratifica a exigência da norma regulamentadora ABNT NBR 14136:2002. A nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com 2 terminais e pino redondo com 3 terminais, sendo 1 terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, diminuindo acidentes elétricos, essa regra era para rerratificar os outros modelos de tomada até 2010, o que se dermos uma olhada em nossa casa isso ainda não é totalmente verdade...





Detalhe importante - Se o diâmetro dos buracos da tomada for menor do que o dos pinos do plugue, significa que a corrente que circula no equipamento excede a capacidade da rede. Esqueça Ts ou benjamim, melhor trocar a tomada, verificando o disjuntor que chegam até ela suportam a força do aparelho.

aqui esta um link com mais detalhes sobre o assunto: http://casa.abril.com.br/materia/eletrica-como-ter-reguas-e-benjamins-sem-risco


Como fazer o calculo de cada eletrônico?

Conta fácil: potencia em watts X tempo em numero de horas = consumo em KWH

   Faça a conta com o chuveiro. A potencia varia de acordo com a posição da chave ( em média, de 4,5 mil a 6 mil W durante o inverno e entre 2,1 mil e 3,5 mil W durante o verão) e já representado o gasto de energia em uma hora, o resto dos eletrodomésticos (a grande maioria vem com o adesivo de controle de quanto ele gasta, a informações também na documentação que vem junto com o produto e em ultimo caso você sempre pode recorrer a intente no site do fabricante. O preço do KWh você encontra na conta de luz.




Prazo de validade: Fios envelhecem. Quando isso acontece, a camada isolante resseca, fragiliza-se e perdem a propriedades isolantes. o processo acelera e estiver sujeitos a sobrecargas constantes. Cinco anos é um bom tempo para revisões preventivas.

O sonho da energia limpa- Parece um contrassenso, mas a energia solar, na grande maioria dos casos, ainda não serve para ligar equipamentos domésticos. as placas fotovoltaicas geram correntes continuas (os aparelhos usam a alternada) e tenções acima de 400 v (nosso padrão é 110 v ou 220 v). afim de aproveita-la seria necessário um conversor que mudasse a corrente e um transformador para diminuir a tensão. Adeus economia. melhor reservar a energia solar para aquecer água.





Nenhum comentário:

Postar um comentário